nesta Nação singular.
É Portugal a cantar
nesta Nação singular.
Alvorada e devoção,
história e recordação.
Há em cada coração,
para além de emoção,
eco e saudação!
Há em cada coração,
eco e saudação!
Senhora da Conceição,
És a nossa Padroeira!
És convite à oração,
És convite à oração,
e devoção verdadeira!
És Mãe Imaculada,
Chamam-te os Portugueses.
Chamam-te os Portugueses,
querida Mãe e amada!
Chamam-te os Portugueses,
Chamam-te os Portugueses,
querida Mãe muito amada!
Rainha de Portugal,
deste país imortal!
Senhora da Conceição,
Rainha de Portugal,
Estás em cada coração,
Senhora da Conceição,
Rainha de Portugal!
JOSÉ CARNEIRO DE ALMEIDA
(letra para fado)
- Publicado n' O DESTAK 5 de Dezembro 2008
1 comentário:
Nossa Senhora da Conçeição,
Seu dia é comemorado em 8 de dezembro.
Esse título pelo qual chamamos Nossa Senhora não é fruto de aparição mas sim fruto de um dogma da Igreja.
Acreditamos que Maria foi concebida sem a mancha de pecado nascendo portanto sem o pegado original. Isso ocorreu somente à Maria por ela vir ao mundo já preparada para ser a futura mãe do filho de Deus. Assim estava preparado o tabernáculo vivo onde moraria por nove meses Jesus.
Por ter sido pura desde sua concepção no ventre deu sua mãe podemos chamá-la também de Imaculada. Daí o título Imaculada Conceição.
A palavra conceição é um derivado de concebida, ou seja, Maria foi concebida, veio ao mundo, sem o pecado original e por isso imaculada.
Quando dizemos, portanto, Nossa Senhora da Conceição ou Nossa Senhora da Imaculada Conceição, queremos dizer que Maria é imaculada desde sua conceição e que o inimigo infernal jamais teve poder sobre ela.
Rainha de Portugal!
No Catolicismo, Nossa Senhora da Conceição é uma das manifestações de Maria, mãe de Jesus.
Em Portugal, o dia de Nossa Senhora da Conceição é comemorado a 8 de Dezembro, feriado nacional. A 25 de Março do ano de 1646, D. João IV fez uma cerimónia solene, em Vila Viçosa, para agradecer a Nossa Senhora a Restauração da Independência de Portugal em relação a Espanha. Dirigiu-se à igreja de Nossa Senhora da Conceição, que declarou padroeira e rainha de Portugal. A partir dessa data, mais nenhum rei português usou coroa na cabeça, por se considerar que só a Virgem tinha esse direito. Nos quadros onde aparecem reis ou rainhas, a coroa está pousada ao lado, sobre uma mesa, num tamborete ou almofada de cetim.
No Brasil, o dia de Nossa Senhora da Conceição é comemorado em 8 de Dezembro. Várias cidades a têm como padroeira, entre elas Campinas (SP). No Recife o dia a ela consagrado é feriado municipal, embora ela não seja padroeira da cidade. (Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.)
Enviar um comentário